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Escolaridade

O rapaz está no 6º ano


Qual é a lógica de fazer assim as contas?

por paranoias-de-mae, em 02.10.12

 

Quando as contas eram até ao 20 ele usava uma régua e fazia assim os seus cálculos. Mas agora a dificuldade aumentou. Aquele raciocínio de dizer "8 mais 5 são 13 e vai 1" agora já nem se deve usar. Pergunto como foi que a professora ensinou e ele não sabe responder. Mas deve de haver uma maneira, eu só não sei é qual é! Se eu aprender posso ensinar-lhe. Já andei a pesquisar, mas não descobri nada que me ajudasse. Mas se alguém souber e me puder ajudar, ficaria muito grata. Obrigada!

 

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15 comentários

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De C. a 02.10.2012 às 22:42

Posso explicar como fazia a minha E.
Ela tinha de decompor os números, e depois somar os da mesma ordem :
45 + 28= 40 + 5 + 20 + 8 =60 +13 = 60 + 10 + 3 =73

Não sei se é assim que fazem na escola do teu menino.
Depois da fase de decompor passam a fazer directamente de cabeça.

Nas de subtrais ela fez sempre de cabeça colocando o nº que salta para a parcela seguinte em pequeno por cima ...conseguiste perceber? :S
Se quiseres faço uma com setas e mando por mail.

Infelizmente eles hoje em dia têm de saber fazer as contas de todas as formas possíveis. Isso foi o que nos disse a professora no ano passado...coisas que o ministério da educação passou a exigir.

Espero que tudo corra bem.
Beijinhos
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De paranoias-de-mae a 04.10.2012 às 13:48

Muito obrigada, para mim foi uma grande ajuda, porque se eu perceber as coisas consigo-as explicar. Que bom ter alguém para nos ajudar :)
Beijinhos
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De marta-omeucanto a 03.10.2012 às 11:42

A minha filha, até aqui, aprendeu a fazer as contas por decomposição.
45 + 28 =
40+5 + 20+8 =
40+20 + 5+8 =
60+13= 73 ou 60+10+3 = 70+3= 73

66 - 24 =
60-20 + 6-4=
40+2= 42

No caso da conta do exemplo - 45 - 28 = não sei muito bem como é que ela fazia, porque este método já não dava...

Mas agora, no 3º ano, vai aprender a fazer como nós aprendemos. O que ainda vai complicar mais a cabeça das crianças. Se querem ensinar métodos diferentes, façam-no, mas ensinem sempre da mesma forma, senão às tantas baralham os métodos e acabam por não saber nem de uma maneira nem de outra.
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De paranoias-de-mae a 04.10.2012 às 13:49

Obrigada, a sério, é sempre bom partilhar estas coisas. Das pessoas que eu conheço pessoalmente ninguém me tinha explicado assim :)
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De marta-omeucanto a 03.10.2012 às 12:35

A conta 45 - 28, seguindo vi, faz-se da seguinte forma:
O 45 divide-se em 30+15; o 28 em 20+8
Depois faz-se 30-20 + 15-8 = 10+7 = 17

Ou seja, sempre que haja estas situações, em que não se pode de um número mais pequeno (5) tirar um maior (8), é como se tirássemos uma dezena emprestada ao 40.

76 - 49 = 60+16 - 40+9 = 60-40 +16-9 = 20 + 7 = 27

52 - 17 = 40+12 - 10+7 = 40-10 +12-7 = 30+5 = 35
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De Anónimo a 03.10.2012 às 19:03

Olá,
Penso que o ideal será conversar com a professora do menino. Se precisa de tantas explicações em casa, certamente não está a conseguir ententer na escola
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De paranoias-de-mae a 04.10.2012 às 13:55

Ele precisa de explicações porque esta matéria é novidade, é só até "apanhar" o jeito. E nós os pais estamos cá para os ajudar, mas para isso temos de estar informados, certo?
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De paranoias-de-mae a 04.10.2012 às 13:52

A conta de subtrair é um bocado mais dificl, mas acho que consigo...obrigada:)
Se houvesse um cursinho para pais eu ia frequentar, porque sempre quis ensinar e agora estou um pouco em apuros :)
Muito obrigada por tudo :)
Beijinhos
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De Ana a 04.10.2012 às 18:48

Olá!
Por experiência própria, aconselho a conversar com a professora e pedir-lhe ajuda para poder ajudar o seu filho.
O 3º ano é fulcral e, com o novo programa da matemática, muito diferente do que nós aprendemos. Hoje valoriza-se o calculo mental, o raciocínio em detrimento do mecanizar (embora este seja fundamental). Por vezes, é preferível não ajudar do que ensinar de maneira diferente da prof.
Quando chegarem o algoritmo da divisão é que vai ser ;-)
Felicidades
Ana
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De paranoias-de-mae a 05.10.2012 às 22:57

Sim se for necessário falarei com a professora. Eu já estou afastada da matemática há muito tempo, nem me recordo o que é o algoritmo :)

Obrigada
Cumprimentos
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De golimix a 05.10.2012 às 10:56

O meu filho está no sexto ano. Se facto muita coisa mudou desde o nosso tempo, inclusivamente a maneira como as contas se fazem. Fazê-las deitadas já é "moda" de agora! Quanto a fazê-las com a régua é uma boa mudança pois torna menos abstrato esse processo, que nesta idade ainda é complicado.
"8 mais 5 são 13 e vai 1", o um que vai é metido numa bolinha ao lado da conta e vai-se apagando, pelo menos era assim que a prof do meu filho ensinava.
E o conselho que lhe dou é mesmo esse, falar com a professora para que lhe explique o método de ensino, não é nada de mais não estarmos actualizadas nessa matéria! ;)
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De paranoias-de-mae a 05.10.2012 às 23:00

Já percebi que tenho mesmo de falar com a professora, se calhar nem sou a unica a ter esta dificuldade :)
Obrigada
cumprimentos
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De MjCapinha a 16.10.2012 às 22:01

Boa noite
Passámos pela mesma situação cá em casa, o ano anterior, é muito complicado ajudá-los. A minha filha tem uma avó que foi professora e que não a pode ajudar, porque a professora pediu para não o fazer, porque até para ela professora estava a ser complicado. Hoje a Nena já se habituou e eu também, mas mesmo assim porque não em pé??? porquê complicar... que está por trás destes novos conteúdos não tem filhos ou se os tem já passaram esta fase.
Não a posso ajudar muito muito, mas a melhor forma é ir mesmo falar com a professora e pedir para lhe explicar :)) nós fizemos e acredite que foi o melhor.

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De paranoias-de-mae a 18.10.2012 às 09:38

Pois é o que tenciono fazer, se a professora me explicar a mim a lógica eu depois já consigo ajudá-lo melhor. É que o mais dificil são mesmo as contas de menos, porque as de mais ele decompõe o número e passo a passo chega lá ora as de menos com valores já a partir de 100, está dificil :)
Obrigada pela visita e comentario
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De Anónimo a 28.10.2015 às 15:25

ola!
Tem todo o direito em questionar esta nova maneira de resolver as operaçoes. No entanto, o que está aqui em causa é o fato de se se ensinar ao aluno todo o processo de racicocinio ,ou seja, de como chegar ao resultado. Depois com o tempo passam para a conta em pé.Antes mecanizavam. Agora percebem.::)

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