Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Criei este blog para partilhar as preocupações que tenho com o meu filho (a partir dos 6 anos), para receber conselhos, para desabafar, e para ver se sou mesmo a única a ser paranóica, ou se não estou assim tão sozinha! Sou mãe galinha e mãe leoa!
Não sei se é assim em todas as faculdades, mas há uma situação que me mexe com os nervos! Por exemplo, o aluno faz um trabalho, considerado trabalho de primeira época, para ser avaliado a uma cadeira. O trabalho até pareceu correr bem. No entanto tem um 8.
Há um novo trabalho chamado trabalho de segunda época! Até aí tudo bem, o que me faz confusão, é que o aluno que teve 8, não sabe, nem lhe é comunicado, o que fez mal, e o que poderia melhorar, para recuperar!
Mas, desta segunda vez empenhou-se ainda mais, fez mais pesquisa, informou-se mais, e tentou fazer o melhor do melhor. No fim, apenas subiu dois pontos. Claro que ficou com a cadeira feita, mas ficou sem perceber o porquê de tal nota, depois de tanta dedicação, mas não há como pedir justificações, porque, ninguém quer saber! Ao que parece, 10, foi a nota máxima que a professora deu naquele grupo!
Foi a nota mais baixa que teve e nem se quer era disciplina da área de história, era uma daquelas cadeiras chamadas optativas, que afinal só serviu para baixar a média! Mas enfim, temos que aceitar e seguir, não é!?
Julguei que na universidade, as coisas eram mais organizadas, mais céleres.
Então, na secundária, quando saiam as notas, elas saiam todas ao mesmo tempo, na faculdade, não sei se em todas, se só em algumas, nesta é assim, os professores vão dando as avaliações, à medida que...vão corrigindo as frequências ou os exames, ou então, não sei!
Estamos a aguardar as avaliações que faltam! É estar todos os dias à espera, a ir ao portal, ou ao site, e as coisas nunca mais chegarem!
No entanto, há uma cadeira, que ele tem algum receio de não ter avaliação positiva, vamos ver
Estamos a começar assim!? Com greves de comboios em datas de exames na Faculdade!?
Estou chateada com quem faz a greve e principalmente com quem a permite! Quem menos tem culpa é quem precisa e conta com o serviço!
Os estudantes já foram prejudicados a semana passada e pelos vistos, vão voltar a repetir! Não só eles, como uma grande parte da população!
Diziam as pessoas que agora que o governo estava demissionário, não iriam haver estas greves! Pois nota-se!
Obrigada a todos! Bom Natal e um excelente Ano Novo!
Por incrível que pareça, o tempo passou muito depressa, e até correu tudo muito bem, graças a Deus! Embora eu ache que poderia ter estudado mais!
Ainda falta entregar um ou dois trabalhos, e em janeiro ainda tem, se não estou em erro, uma frequência. Os exames, diz ele, só os fará se os resultados dos trabalhos e das frequências, não forem satisfatórios!
Creio que o primeiro semestre fica concluído em janeiro e em fevereiro começa o segundo!
Agora é aguardar!
A propósito de eu o estar sempre a incentivar a estudar a aproveitar esta oportunidade que tem para o fazer, porque também a gostaria de ter tido. Ele diz-me algo, que me encheu o coração e que jamais esquecerei. Ele disse-me para eu esperar ele se formar e se empregar. Assim que estiver nessa situação paga-me a faculdade e eu vou, já que percebe o quanto eu gostaria de ir!
Daqui até eu lá, posso nem sentir essa energia para o fazer, mas sei que ele me disse isto de coração e com intenção de cumprir este meu sonho, pois ele já tinha dito ao pai que gostaria de pagar a faculdade à mãe!
Este miúdo enche-me de orgulho. É bom ver como é tão justo, correto. Que mantenha sempre a sua essência, que não se desvie do bom caminho. Que tenha sempre esta generosidade e bondade de coração!
Como eu lhe dizia em pequenino "gosto de ti, daqui até á lua, ir e vir, mil vezes"!
O rapaz, por vezes, é muito teimoso, quer aprender, mas estuda pouco. Mas depois tem outras coisas que me deixam cheia de orgulho!
Ele tem uma admiração enorme pelos colegas. Há um colega, que já é muito experiente, pois já está na segunda licenciatura e já trabalha. Numa apresentação de um trabalho, esse colega fez um grande brilharete e o meu rapaz vinha a falar dele com grande admiração e entusiasmo. Esse colega é para ele um fonte de admiração, dá-lhe conselhos que ele diz que os guarda e os usa. É um amigo e um colega que o vai marcar! É uma espécie de mentor para ele!
É engraçado que, tal como na secundária , eles têm delgado e subdelegado, e esse colega não é nem uma coisa nem outra, mas é mesmo assim, quem sempre ajuda os outros!
E depois tem outros colegas igualmente boas pessoas, e boas influencias! Podem ser poucos (um grupo de cinco), mas são os melhores!
E eu sou muito grata porque pedi a Deus que ele se desse com pessoas boas e isso esta a acontecer! Que ele sempre esteja no bom caminho e com boas companhias!
Mesmo agora que chegou aos 18 anos , continuamos com esta tradição!
Todos os dias abre uma janela, e come o chocolate que corresponde ao dia!
Sei que ainda é cedo, mas gostaria de estar informada a este respeito, do traje académico. Por incrível que pareça, a mãe tem mais interesse em saber, que o próprio filho, o caloiro! Já percebi que o fato masculino é mais caro que o feminino. Vai custar cerca de 150€. Pensei que fosse comprada na própria universidade, mas pelos vistos há lojas especificas onde comprar. Mas como há uma serie de critérios, espero que até lá estejamos bem informados, para que não haja erros!
Algumas lojas : A Batina, Copitraje, a Toga e depois outras com os emblemas.
É muita informação, é preciso irmos com calma!
«Podes começar a trajar quando quiseres porque o traje é académico e não praxístico. No entanto, se quiseres respeitar a tradição, trajas pela primeira vez no dia da Serenata Monumental da Queima das Fitas.
Traje Académico Masculino:
Formas de usar o traje:
Nota: Existem muitas outras formas que não estão nesta lista, mas que facilmente vão aprender no decorrer da vossa vida académica.
Após o primeiro ano de faculdade, os alunos que antes eram considerados Caloiros passam a usar o seu traje e capa académica em todas as cerimónias e atividades académicas, sem prejuízo de ser utilizado em qualquer dia, ou até mesmo todos os dias do ano letivo.
O traje académico é um símbolo de orgulho e honra para os estudantes de ensino superior, sendo usado com muito respeito e solenidade.
Por ser igual para todos os estudantes dentro duma mesma instituição, demonstra que a sobriedade e simplicidade são grandes virtudes e somos todos uma comunidade unida.
É reflexo de um estatuto social que os estudantes do ensino superior desde sempre reclamaram para si.»
Certamente , e conhecendo bem o meu filho ele só deve de usar no dia da formatura. Por mim, adorava vê-lo já para o ano com este traje!
Por vezes ele vem me falar dos youtubers que segue. São muitos! desde muito novo que esta paixão por youtubers faz parte das preferências dele. Alguns fazem coisas engraçadas, ou até parvas como o Pedro Lourenço, e tantos outros.
Entretanto há um youtuber, que é americano, o Jimmy, mais conhecido por @MrBeast que faz mil e uma coisas, estranhas, arriscadas, mas também utiliza o dinheiro que ganha para ajudar pessoas, já deu casas, carros, já esteve enterrado num caixão por 50 horas. Mas uma coisa que o meu filho me contou e que me comoveu imenso, foi ele ter ido para África e ter feito 100 poços para as pessoas terem água, além de ter equipado escolas também neste continente. Este rapaz fez muito mais pelas pessoas que qualquer associação ou governante.
Passei a admirar esta pessoa também!