Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Escolaridade

O rapaz está na Faculdade


Quando a criança não gosta de desenhar nem de pintar

por paranoias-de-mae, em 05.03.15

O meu filho já está no 4ºano, e continua a não gostar de desenho. é mais fácil metê-lo a fazer problemas de matemática ou composições de português. Se o TPC inclui pintura ou desenho, ou mesmo só ilustrar a composição é um drama! Ele fica parado. Diz que não gosta, que não sabe. Eu, mesmo sem grande jeito para o desenho lá tento dar-lhe umas dicas, para ver se ele muda de atitude. Mas não está fácil! E no 5º ano, suponho que haja uma disciplina de desenho, no meu tempo, chamava-se "educação visual"!

Autoria e outros dados (tags, etc)


28 comentários

Imagem de perfil

De marta-omeucanto a 05.03.2015 às 15:46

Ainda existe!
Mas tirando a capa que fizeram no primeiro período, em que tinham que desenhar letras e pintar, não sei o que mais fazem na aula.
Daqui a duas semanas a minha filha vai ter teste e a matéria que deram foi quase o que aprendem em matemática - linhas, pontos, geometria.
Desenho e ilustração, pouco vi.
Imagem de perfil

De paranoias-de-mae a 06.03.2015 às 08:23

A sério? Olha ainda bem que é assim...
O pior é os testes, mas enfim...nem sabia que também faziam testes.
Beijinhos
Obrigada!
Sem imagem de perfil

De Andreia a 24.03.2015 às 22:17

Boa noite!

Pensei que só meu filho não gostasse de pintar.
Desde muito pequeno ele amassava os desenhos, e não havia quem fizesse ele pintar.
Chegou uma época nas séries iniciais, que apontava demais os lápis de cor para não mais usa-los.
E em matemática ele se desponta.
Mas pare para pensar..... ele vai precisar de geometria e artes? Simmmm
Mas estarão em outra fase de suas vidas.
Já mais maduros e com certeza, vão tirar de letra.
Então cara amiga mãe.
Muitos filhos só mudam de endereço.
Mas cá entre nós são ótimos filhos.
bjs e felicidades

mãe Andreia
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.03.2017 às 12:39

Olá!
Encontrei o seu blog agora...porque o meu filho, que fez 5 anos, parece o seu!
Ele adora matemática, jogos de estratégia, legos, ainda está no pre-escolar.
Mas a professora chamou-me para dizer que ele não gosta de desenhar nem de pintar: fica parado, diz que não sabe, não consegue.
Em casa ele faz tudo menos desenhar.
Já me aconselhou terapia ocupacional (seja o que isso for).
Estou preocupada...
Como está agora o seu filho? Obrigada.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.11.2017 às 12:37

meu filho de quase 5 anos também esta assim so faz um rabisco em cada desenho na h de pintar ela me sugeriu procurar ajuda mais escreve bem copia as letras tudo os números ta um pouco fraco mais e por falta de pratica pois mudou 3 x de escola esse ano e achei que ele deu uma regredida mais nos desenhos e pinturas esta na mesma tem preguiça e quando faz e do desenho que ele quer tipo o ben 10 que ele ama , então quando n quer fazer uma coisa ele finge ser um Alien que fica surdo e não vai alguém me ajuda por favor rrrrrr
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.03.2021 às 10:08

Oi bom dia , eu aconselho vc levá-lo em um médico ,
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.06.2018 às 14:48

Faço estagio de pedagogia em meu pouco conhecimento entendo que o desenho é a primeira forma de expressão, é sim muito importante para a criança e deve ser motivada.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.08.2019 às 20:33

Boa tarde! Tenho formação em Pedagogia e especialização em Educação Infantil. O desenho é a primeira forma de expressão, devemos incentivar, oferecer recursos, mas não é a única forma que a criança tem de se expressar. Existem outras maneiras de trabalhar a motricidade, a expressão, o respeito ao limite (espaço), que o desenho trabalha.
Meu filho tem quase 4 anos e gosta mais de raciocínio lógico-matemático, língua estrangeira do que ficar pintando e desenhando. E não é por falta de estímulo, é o perfil dele e de muitas outras crianças. Ele sabe que as pessoas tem cabeça, tronco e membros, que o chão é importante no desenho. ele entende que cada parte de um desenho tem sua cor, mas ele não gosta de fazer, porém fica horas desmontando seus brinquedos e criando outros através das peças. Temos que parar de tratar os alunos como pequenos pedacinhos e tratá-los como um todo. O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.09.2019 às 01:37

Meu filho tem quase cinco anos e só desenha formas abstratas. Preciso me.preocupar, levar a um psicólogo?
Imagem de perfil

De paranoias-de-mae a 01.10.2019 às 18:16

Se ele estiver na escolinha, questione a educadora, peça opinião dela. Elas tem formação para saber responder.
Se calhar ele até pode se vir a tornar um Picasso!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 04.06.2020 às 12:34

O desenho revela muito sobre a criança, é uma ferramenta poderosa de avaliação de especialistas sobre que passa no interior da criança tanto aspectos afetivos, como cognitivos e motores... Não há motivos para se preocupar, estamos vivendo em uma época com bastante recursos e informações. Seria muito interessante marcar uma consulta com uma Psicopedagoga, ela poderá avaliar com calma e cautela como anda o desenvolvimento da sua criança. A psicóloga avalia a parte emocional, porém, a Psicopedagoga abrange a área de Psicologia e Pedagogia, trabalhando na forma de facilitadora da aprendizagem, diagnosticando e intervindo caso necessário. (Minha futura área de atuação)
Recomendo uma consulta com Psicopedagoga Clínica, ela tem todas as bases e suportes para avaliar de forma mais profunda do que no caso a Psicopedagoga Institucional.
Imagem de perfil

De paranoias-de-mae a 01.10.2019 às 18:18

Ainda hoje, já com 14 anos. o meu filho não gosta de pintar, faz desenhos e porque é quase obrigado, mas depois não os pinta, não tem paciencia1
Perfil Facebook

De Carol Vinagre Mourão a 17.04.2020 às 20:19

Olá! Também tenho formação em pedagogia e algures no meu curso tenho certeza que vi algo sobre as crianças não serem iguais e não termos que mete-los a todos dentro de uma caixa de um único formato.
A professora do meu filho (2o. ano) tem criticado imenso a forma que ele pinta e desenha. Ele não gosta de desenhar, nunca gostou (o oposto da irmã 2 anos mais nova que desenha imensamente bem, melhor que eu até LOL), e na escola anterior a professora lhe perguntava se estava satisfeito com o trabalho feito. Se ele dissesse que sim, ela aceitava, se não, lhe pedia para refazer.
Pra além da professora criticar, tem lhe diminuído a avaliação em qualquer atividade que envolva cores ou desenhos. Os cálculos, as palavras escritas, o raciocínio está sempre bem, mas o que lhe incomoda é o dito desenho...
Incomoda-me imenso isso. Ele não está a tirar um curso de desenhista, pois não?
Reforço tua frase final: o que seria do verde se todos gostassem do amarelo?
Imagem de perfil

De paranoias-de-mae a 19.03.2022 às 18:24

Houve uma altura em que pensava que se todos gostavam porque ele não gostava, será que tem algum problema!? Mas depois entendi! TAmbém me aconselharam há uns tempos pintar uns desenhos para aliviar o srtesse, mas quando olhei para aquilo, vi logo que aquilo não era para mim. Cada um tem os seus gostos! Se dois filhos criados pelos menos pais pode um gostar de desenho e outro não. é porque não há nada de anormal numa criança que não goste de desenhar ou pintar!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.05.2020 às 15:14

algo que posso fazer para estimular? Alguma dica?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.05.2020 às 20:55

Gostei de sua observação, tenho um filho de 3 anis e 10 meses que não gosta de pintar nem desenhar, igual a descrição que vc fez do seu..... mas monta quebra cabeça como ninguem, desmonta e monta legos e tem facilidade para outras línguas, .... o que fico preocupada é apenas como vai saber escrever? Apesar de saber numeros ate 50 e o alfabeto.
Sem imagem de perfil

De APGBL a 14.08.2020 às 15:04

Que dureza! O meu filho está com 5 anos e não gosta de desenhar e pintar, também sabe que as as coisas tem formas, tem cores, mas é um esforço para conseguir tirar dele algum desenho que tenha formato próximo do real.
Desde sempre não tem paciência para pintar, sempre que aparecia alguma revistinha de ele pedia pra alguém ajudar porque era muito grande o desenho ou desistia logo.
Agora estamos nas aulas virtuais por causa da Pandemia e me parece que ele é o único da turma que não faz bem esta parte, não tem vontade e nem se esforça.
Só que agora estou quase ficando louca, toda aula é um desenho e uma pintura e uma luta diária para fazer a atividade.
A única coisa que ele quer é acabar logo e aí a pintura fica de qualquer jeito, com qualquer cor e saindo fora dos riscos.
Montar lego ele adora, inventar coisas também, mas fazer coisas de escola é um problema!
Será que preciso de ajuda de algum profissional pra saber se está tudo bem com ele?




Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.02.2021 às 12:35

Amei seu comentário! Parece que vc descreveu meu filho! E ontem a Pro me chamou dizendo pra eu levar em psicólogo pra ela saber como lhe dar com ele! Chorei tanto!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.01.2020 às 13:58

Cheguei a esse Blog pesquisando sobre meu filho q não gosta de pintar, e pouca habilidade em desenhar. Ele completou 6 anos no último dia 02.
Estava preocupada pois sempre vinha observação da tia por ele deixar as figuras incompletas, passar do horário e não conseguir terminar uma pintura, e não conseguir fazer um boneco, por exemplo.
Ele faz todo o trabalhinho muito bem. Ama matemática; lê e escreve bem - tem uma letra linda, por sinal - mas na hora do desenho... aff
Esse ano está indo para o 1º ano, e já disse: "-...tomara que não tenha desenhos!"
Imagem de perfil

De paranoias-de-mae a 06.01.2020 às 14:28

Acho que é normal, há crianças que adoram desenhos e pintar e outras que não. Mas se ele gosta de matemática e das outras áreas, acho que não é problema. nem todos têm de saber desenhar.
O meu filho continua sem gostar, sem se aplicar muito no desenho, faz só mesmo porque tem de fazer, e para ter a nota mínima positiva. De certo que não vai ser nem arquiteto nem pintor!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.09.2021 às 14:07

Olá, eu achando que só meu filho era assim. Ele ka está no 4 Ano e toda vez é uma burocracia. Eu tento mostrar que é uma coisa boa porém não funciona muito pra ele.
Imagem de perfil

De paranoias-de-mae a 12.09.2021 às 07:35

Ao que parece, é normal! Tenho uma amiga que na escola era uma autentica artista a desenho, e o filho dela, tal como o meu, não gosta!
Sem imagem de perfil

De Gisele a 02.03.2022 às 19:30

Olá, meu filho de 5 anos não gosta de pintar e desenhar é bem limitado. Alguém passou com algum profissional da sáude, foi falado alguma coisa? Eu já tentei de tudo e as vezes perco a paciência :(
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 14.03.2022 às 03:02

Nossa este blog foi tudo o que eu precisava, minha filha está com 4 anos e na mesma situação não desenha só rabisca, toda vez que vem trabalhos da escola em que é desenho ela chora pra desenhar diz que não sabe as vezes perco a paciência. Eu estou super preocupada pq ela é a única da turma que não faz um desenho claro, apenas rabiscos.
Imagem de perfil

De paranoias-de-mae a 19.03.2022 às 18:17

Já escrevi sobre este tema há uns anos. Mas posso dizer que o meu filho nem quando teve a disciplina de educação visual, gostava de desenhar. hoje tem 16 anos e está contente por não ser mais obrigado a desenhar...
Mas a sua filha pode ser diferente, pode ainda vir a gostar. Pode ser que a educadora ou a professora tenha uma forma de a cativar...
Mas se ela não for boa a desenhar será boa em outra área, não adianta forçar.
Felicidades
Imagem de perfil

De paranoias-de-mae a 19.03.2022 às 18:19

É muito novinho. Na minha opinião, não adianta forçar. Pode ser que o professor o consiga cativar...
Sem imagem de perfil

De Ana Paula a 20.08.2022 às 22:58

Olá! meu filho têm 4 anos, não gosta de pintar!" Fala não quero pintar", nossa muito difícil não consigo motiva-lo
Mas me ajudou muito saber que não é somente meu filho que não gosta
de desenhar e pintar! faz um rabisquinho e pronto!
Faz 3 meses que ele começou ir p escola! no inicio até que pintava, agora
não quer mais!
A professora já pediu p passar pela fono e neuro! Isso deixa a gente bem
triste! mas este sait me ajudou bastante!
Sem imagem de perfil

De Teresa a 24.01.2024 às 16:46

O meu filho tem 10 anos. 5 ano. Não tem muito jeito e não gosta de pintar ou desenhar. Não forço. Já percebi que não é por ali que se exprime ou realiza. Vai cumprindo os objetivos escolares e tem maior predisposição para outras atividades. E está tudo bem!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D