De Anónimo a 21.08.2019 às 20:33
Boa tarde! Tenho formação em Pedagogia e especialização em Educação Infantil. O desenho é a primeira forma de expressão, devemos incentivar, oferecer recursos, mas não é a única forma que a criança tem de se expressar. Existem outras maneiras de trabalhar a motricidade, a expressão, o respeito ao limite (espaço), que o desenho trabalha.
Meu filho tem quase 4 anos e gosta mais de raciocínio lógico-matemático, língua estrangeira do que ficar pintando e desenhando. E não é por falta de estímulo, é o perfil dele e de muitas outras crianças. Ele sabe que as pessoas tem cabeça, tronco e membros, que o chão é importante no desenho. ele entende que cada parte de um desenho tem sua cor, mas ele não gosta de fazer, porém fica horas desmontando seus brinquedos e criando outros através das peças. Temos que parar de tratar os alunos como pequenos pedacinhos e tratá-los como um todo. O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?
De Anónimo a 26.09.2019 às 01:37
Meu filho tem quase cinco anos e só desenha formas abstratas. Preciso me.preocupar, levar a um psicólogo?
Se ele estiver na escolinha, questione a educadora, peça opinião dela. Elas tem formação para saber responder.
Se calhar ele até pode se vir a tornar um Picasso!
De Anónimo a 04.06.2020 às 12:34
O desenho revela muito sobre a criança, é uma ferramenta poderosa de avaliação de especialistas sobre que passa no interior da criança tanto aspectos afetivos, como cognitivos e motores... Não há motivos para se preocupar, estamos vivendo em uma época com bastante recursos e informações. Seria muito interessante marcar uma consulta com uma Psicopedagoga, ela poderá avaliar com calma e cautela como anda o desenvolvimento da sua criança. A psicóloga avalia a parte emocional, porém, a Psicopedagoga abrange a área de Psicologia e Pedagogia, trabalhando na forma de facilitadora da aprendizagem, diagnosticando e intervindo caso necessário. (Minha futura área de atuação)
Recomendo uma consulta com Psicopedagoga Clínica, ela tem todas as bases e suportes para avaliar de forma mais profunda do que no caso a Psicopedagoga Institucional.
Ainda hoje, já com 14 anos. o meu filho não gosta de pintar, faz desenhos e porque é quase obrigado, mas depois não os pinta, não tem paciencia1
De Carol Vinagre Mourão a 17.04.2020 às 20:19
Olá! Também tenho formação em pedagogia e algures no meu curso tenho certeza que vi algo sobre as crianças não serem iguais e não termos que mete-los a todos dentro de uma caixa de um único formato.
A professora do meu filho (2o. ano) tem criticado imenso a forma que ele pinta e desenha. Ele não gosta de desenhar, nunca gostou (o oposto da irmã 2 anos mais nova que desenha imensamente bem, melhor que eu até LOL), e na escola anterior a professora lhe perguntava se estava satisfeito com o trabalho feito. Se ele dissesse que sim, ela aceitava, se não, lhe pedia para refazer.
Pra além da professora criticar, tem lhe diminuído a avaliação em qualquer atividade que envolva cores ou desenhos. Os cálculos, as palavras escritas, o raciocínio está sempre bem, mas o que lhe incomoda é o dito desenho...
Incomoda-me imenso isso. Ele não está a tirar um curso de desenhista, pois não?
Reforço tua frase final: o que seria do verde se todos gostassem do amarelo?
Houve uma altura em que pensava que se todos gostavam porque ele não gostava, será que tem algum problema!? Mas depois entendi! TAmbém me aconselharam há uns tempos pintar uns desenhos para aliviar o srtesse, mas quando olhei para aquilo, vi logo que aquilo não era para mim. Cada um tem os seus gostos! Se dois filhos criados pelos menos pais pode um gostar de desenho e outro não. é porque não há nada de anormal numa criança que não goste de desenhar ou pintar!
De Anónimo a 13.05.2020 às 15:14
algo que posso fazer para estimular? Alguma dica?
De Anónimo a 26.05.2020 às 20:55
Gostei de sua observação, tenho um filho de 3 anis e 10 meses que não gosta de pintar nem desenhar, igual a descrição que vc fez do seu..... mas monta quebra cabeça como ninguem, desmonta e monta legos e tem facilidade para outras línguas, .... o que fico preocupada é apenas como vai saber escrever? Apesar de saber numeros ate 50 e o alfabeto.
De APGBL a 14.08.2020 às 15:04
Que dureza! O meu filho está com 5 anos e não gosta de desenhar e pintar, também sabe que as as coisas tem formas, tem cores, mas é um esforço para conseguir tirar dele algum desenho que tenha formato próximo do real.
Desde sempre não tem paciência para pintar, sempre que aparecia alguma revistinha de ele pedia pra alguém ajudar porque era muito grande o desenho ou desistia logo.
Agora estamos nas aulas virtuais por causa da Pandemia e me parece que ele é o único da turma que não faz bem esta parte, não tem vontade e nem se esforça.
Só que agora estou quase ficando louca, toda aula é um desenho e uma pintura e uma luta diária para fazer a atividade.
A única coisa que ele quer é acabar logo e aí a pintura fica de qualquer jeito, com qualquer cor e saindo fora dos riscos.
Montar lego ele adora, inventar coisas também, mas fazer coisas de escola é um problema!
Será que preciso de ajuda de algum profissional pra saber se está tudo bem com ele?
De Anónimo a 13.02.2021 às 12:35
Amei seu comentário! Parece que vc descreveu meu filho! E ontem a Pro me chamou dizendo pra eu levar em psicólogo pra ela saber como lhe dar com ele! Chorei tanto!